Prezado(a) Contabilista.

 

Com o objetivo de facilitar o entendimento e evitar aborrecimentos segue abaixo um resumo de como nossos serviços de Apoio a Escritórios de Contabilidade (parte de Legalização) funciona:

1º É solicitado o orçamento.

Nesta etapa vão ser levantados os trabalhos a serem feitos para uma determinada empresa.

 

Não se pode simplesmente falar: "tem uma empresa para abrir, faça!". Precisamos de informações básicas para isso. No mínimo são:

 

 

A - Tipo de trabalho (registro, baixa, alteração de .., registro em..);

B - Tipo societário (Sociedade Simples, limitada, empresário, MEI,etc);

 

C - Onde a empresa se localiza (BH, Neves, Santa Luzia, etc)

 

Com estas informações o solicitante(seu escritório) nos envia por e-mail (não respondemos orçamento por telefone), e no mesmo dia daremos a resposta do quanto fica e de que precisamos.

 

 

2º Envio de documentos:

Depois do orçamento aprovado o solicitante nos envia os documentos digitalizados via e-mail. O básico é: ultima alteração contratual que foi registrada e RG/CPF dos sócios. Pode – se solicitar mais algum documento, mas este será pedido no Orçamento.

 

 

3º Confecção dos documentos:

Já na parte do orçamento é feita uma análise de acordo com as informações transmitidas (por isso não fazemos orçamento por telefone), de quais locais e procedimentos devem ser tomados. Depois de recebida a documentação os procedimentos já são iniciados. Gostaríamos de ressaltar que nosso trabalho não se resume somente em levar documentos a Órgão Públicos (se fosse somente isso o escritório que nos contrata já tem motoboys então eles os usariam). Dependendo do trabalho é analisado desde a autorização de ocupação do imóvel em um local até a habilitação de um sócio em exercer uma determinada atividade.

 

 

4º Remessa dos documentos a serem assinados:

Após serem confeccionados todos os documentos que necessitam de assinatura, os mesmos são enviados para o solicitante via e-mail, para que os sócios os assinem. Gostaríamos de alertar que quando um documento necessitar da assinatura de testemunhas (opcional do sócio pois no CC não é mais obrigatório, mas pelo menos em empresas que levam o documento no cartório de PJ é interessante que o mantenham) as testemunhas devem ser indicadas pelo sócio. Se o mesmo optar em ter testemunhas e não o colocar o processo não pode ser feito.

 

5º Recepção dos documentos assinados:

Após os sócios assinarem o solicitante pode entrar em contato com nossa empresa, preferencialmente via e-mail, informando que o processo foi assinado. Nossa empresa por possuir outros clientes segue rigorosamente uma agenda de compromissos que é feita com no mínimo (determinação minha para maior segurança) de dois dias de antecedência. Sendo assim se um processo está assinado na segunda e vocês nos informam na terça ele será buscado na quinta. Logicamente entendemos a pressa que os clientes tem e se há algum colaborador nosso na sua região prontamente pegaremos o processo. Mas basicamente se você pedir hoje no dia seguinte nossa empresa o buscará.

 

 

6º Envio aos Órgãos Públicos

Entrega da documentação para deferimento. Cabe ressaltar que com exceção do Cartório PJ os demais Órgãos trabalham com esquema de agendamento, sendo assim nem sempre depende de nossa empresa a celeridade dos processos.

 

 

7º Entrega da documentação

Após o deferimento o documento registrado é entregue para o solicitante. Quando deferidos já informamos via e-mail. Para processos oriundos da Junta Comercial os mesmos já são entregues via e-mail pois são registrados eletronicamente naquele Órgão.